Rosana

Tuesday, November 27, 2007

Relatos de experiências

Aula Presencial de Teatro

PREPARAÇÃO PARA O TEATRO

Na aula presencial de teatro do dia 19 de Novembro, realizamos uma atividade, que um aluno imaginava uma ação, fazendo os gestos desta ação, outro colega continuava respeitando o espaço e os objetos imaginados, por exemplo: meu grupo iniciou comigo lavando roupa, com a colega Tatiane, torcendo a roupa que eu colocava no balde, e que a colega Denise pendurava na corda para secar, terminando com o colega Artur tirando a roupa da corda e jogando as roupas no chão e pisando nelas, um horror! Eu entendi que a idéia era que todos tinham que fazer suas ações, prestando atenção no colega, respeitando espaço das ações, o balde que estava num determinado lugar, a ação do colega que torcia a roupa, teria que pegar a roupa no local correto que a primeira colega imaginou onde estaria o balde. Fiquei imaginando como seria realizar esta atividade com as minhas turmas, precisa muita concentração para dar certo.
Após esta atividade, o professor propôs outro tipo de atividade, era para meu grupo imaginar algo e que todos os outros alunos usariam este mesmo objeto, Eu imaginei uma geladeira, o professor achou um pouco complicado, pois cada um que abria e fechava a geladeira imaginava a porta num lugar diferente, ou esquecia de fechar a porta, que o próximo abria, sendo que já estava aberta, por isto que tínhamos que prestar atenção nos colegas, para continuar a ação, sem passar por cima da mesa que a colega imaginou, abrir e fechar a porta de maneira correta e nem passar pelas paredes.
Gostei muito desta aula, que no dia seguinte, relatei para os alunos da 4ª série esta minha experiência, propondo para eles realizá-las, ficaram entusiasmados para realizar as atividades que eu tinha relatado que fizemos na aula presencial de teatro.

Organização e desenvolvimento A turma tem 33 alunos, faltaram 3 alunos, então organizei os grupos de 4 e 5 alunos, pedi para o grupo numero 1, imaginar um objeto, que todos do grupo teriam que pegar este objeto e continuar a ação, sempre respeitando a forma e o local, que esta o objeto, dei um exemplo, que resultou em brincadeira, estávamos na quadra de esporte, então eu disse, fazendo gestos com as mãos, imaginem que estou segurando uma bola de basquete, pegue a bola e fui com ela como se estivesse jogando e arremecei a bola na cesta, os aluno riram muito, pois eu disse que só assim mesmo para eu acertar.
Como não podia deixar de ser, o grupo 1 simulou uma jogada de futebol, juiz, jogadores e com um golaço e comemoração. O grupo 2 dramatizou uma cerimônia de casamento, com noivos, pai da noiva, padre, perfeito. O grupo 3, representou uma mãe preparando o jantar, servindo na mesa, com a família reunida jantando, também tarefa cumprida, O grupo 4 dramatizou uma aula, com professora, alunos, também muito legal a participação de todos, o grupo 5 representou uma festa de aniversário, com bolo, aniversariantes e convidados, o grupo 6 representou o trânsito, com carros, motoristas, pedestres, o grupo 7 e último, dramatizou uma partida de vólei de praia, perfeito parecia que estavam jogando de verdade.

Os alunos gostaram muito das apresentações,ficaram maravilhados com a idéia de que podemos imaginar e brincar do que quiser, enquanto os grupos iam apresentando, os alunos ficaram em silêncio, observando.Ao término de cada dramatização, os alunos diziam o que cada grupo representou, todos foram descobertos, sem nenhuma dificuldade para descobrir o que foi realizado.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home